top of page

5 Motivos Para Mulheres Praticarem BJJ


Por anos, o Jiu Jitsu foi visto como uma arte marcial para homens. A fama que teve no Brasil nos anos 90 relacionada às brigas de rua, contribuiu para que as mulheres evitassem o ambiente das escolas de Jiu Jitsu. Da decada de 90 para cá, no entanto, muita coisa mudou. A arte suave se espalhou pelo mundo devido a sua inquestionável eficácia como defesa pessoal e ganhou projeção mundial através do MMA - mais especificamente, o UFC. Até bem pouco tempo, as divisões femininas em campeonatos eram bem menores do que as masculinas, mas essa diferença vem diminuindo significativamente a cada ano.

Atualmente, são raras as academias de Jiu Jitsu que não contam com mulheres entre seus praticantes. O esporte está cada vez mais profissionalizado, e os benefícios para o corpo e para a mente só aumentam com sua evolução.

A seguir, vamos ver 5 razões pelas quais todas as mulheres deveriam praticar Jiu Jitsu:



1. DEFESA PESSOAL


Começo a lista com o aspecto que considero mais importante. A ideia de que mulheres são criaturas frágeis e indefesas ficou no passado e saber se defender é tão empoderador quanto necessário. O BJJ reúne algumas das melhores técnicas de defesa pessoal. Por ser uma luta com contato físico constante, ela simula situações corpo-a-corpo e oferece ferramentas como imobilização do adversário e a escapar de situações como estrangulamento, por exemplo.


2. O BJJ TRABALHA O CORPO POR COMPLETO


A necessidade de fugir do sedentarismo e um dos motivos que tem impulsionado mais mulheres a procurar o Jiu Jitsu. Não são todas as mulheres que gostam de frequentar academia para malhar apenas. Por isso, o BJJ se coloca como uma excelente opção para quem deseja ter uma vida saudável mas quer fugir da rotina da malhação. 1 hora de treino intenso pode queimar até 1000 calorias, e você estará usando músculos do corpo todo; você nunca irá trabalhar apenas os braços, por exemplo, mas tonificará e fortalecerá seu corpo como um todo, incluindo músculos do abdômen, das costas, glúteos, e por aí vai.


3. O JIU JITSU ESTIMULA O RACIOCÍNIO RÁPIDO - É DESAFIADOR!


Talvez esse não seja o motivo principal pelo qual as mulheres procurem o BJJ, mas sem dúvidas é um dos que mais faz com que permaneçam. O BJJ é como um xadrez corporal, que exige respostas rápidas e bem pensadas o tempo inteiro. Para cada decisão tomada, seu adversário terá uma reação, obrigando você a raciocinar rapidamente. O conhecimento no BJJ é infinito. Ninguém sabe tudo, ninguém conhece com perfeição todas as posições porque as possibilidades são inúmeras, por isso sempre haverá muito o que aprender, seu cérebro sempre será estimulado, porque nada se repete. Você pode treinar 100 vezes com a mesma pessoa, mas cada treino acontecerá de uma maneira particular. Você estará aprendendo algo novo toda vez que entrar no tatame - seja para treinar, seja para lutar.



4. EMPODERAMENTO, AUTOCONFIANÇA


É comum observarmos dentro das escolas de BJJ homens e mulheres que chegam bastante inseguros, tímidos e introvertidos e pouco tempo depois estão extrovertidos e com uma postura muito mais segura. Praticar uma luta com tanto contato físico inevitavelmente fará você se sentir confortável fora da sua zona de conforto. Você e seus colegas de treino vão trabalhar usando seus corpos como ferramentas. Quebrar esse gelo gera efeitos positivos não só no seu interior, mas também na forma como você interage socialmente. O Jiu Jitsu ajuda a vencer a timidez, melhora a autoestima e nos empodera. Nos tornamos mulheres mais confiantes em um ambiente majoritariamente masculino.




5. TREINAR BJJ É DIVERTIDO!


Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que aprender Jiu Jitsu, para além de todas as vantagens enumeradas acima, é muito divertido. É muito prazeroso ver nossa evolução e a de nossas companheiras e companheiros de treino. Como dito anteriormente, sempre haverá algo novo para aprender, e isso é muito estimulante! Além disso, é incrível poder conhecer nossas virtudes e nossas limitações. Algo que você ganhará com a prática do Jiu Jitsu será consciência corporal: a noção de como você pode controlar cada parte do seu corpo, o seu equilíbrio e ter uma melhor percepção de espaço. O Jiu Jitsu é para todos os tipos de corpo, todas as idades e atende aos mais diversos objetivos. Ninguém é “fraca demais”, ou “velha demais”. Todas podem usufruir dos benefícios da arte suave.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page